16.3.05

QUENTE, QUENTE, MUITO QUENTE

A mudança climática fará de 2005 o ano mais quente da história

Cientistas da NASA temem que este ano seja o mais quente desde 1800. Uma débil corrente do fenómeno “El Niño” e a existência de partículas vulcânicas na atmosfera juntam-se aos gases de efeito estufa, provocados pela acção humana. Se as previsões se comprovarem, 2005 superará o recorde de 1998, o ano mais quente desde que se tem registo das temperaturas. Entretanto na Península Ibérica avizinha – se outra onda de frio.

Na Península Ibérica – O ano que quase acaba de começar perfila-se já como o mais quente desde 1800. Uma fraca corrente do fenómeno do “El Niño”, unida aos gases de efeito estufa provocados pela acção humana podem fazer de 2005 o ano mais sufocante desde que se começaram a registar as temperaturas. Assim crêem os cientistas da Agência Espacial dos Estados Unidos (NASA).

A confirmar-se os augúrios de estes especialistas, este ano superaria o recorde de 1998, declarado o mais quente do ciclo. De resto, esta previsão não é nada estranha, porque os anos 2002, 2003 e 2004 ocupam o segundo, terceiro e quarto lugares no ranking. Esta evolução preocupa os especialistas, que nos asseguram que a subida gradual das temperaturas indicam, sobre tudo, a acção humana. «Houve um forte aumento das temperaturas nos últimos 30 anos, e esta tendência está relacionada, fundamentalmente, com os gases de efeito estufa da atmosfera» assegurou James Hansen, responsável do Instituto Goddard de Estudos Espaciais da NASA.

De acordo com Hansen, o fenómeno do «El Niño», que se produz quando aquecem as águas tropicais do Oceano Pacifico, só é um factor adicional para o aquecimento da terra, pois trata-se de uma corrente débil. Em 1998 foi assinalado como causa inusitada da subida das temperaturas globais, pois registou-se uma das correntes mais fortes dos últimos ciclos.
Nesta ocasião não é o único factor. Além da mão do homem, assinalam-se outros, como as partículas de ácido sulfúrico que lançaram para a atmosfera as erupções vulcânicas de 1963, 1982 e 1991.

Mas sem dúvida, o fenómeno que mais contribuiu para as ultimas subidas das temperaturas foi o dióxido de carbono que emitem empresas e automóveis, o denominado efeito de estufa. Hansen assinalou que devido ao dano na camada de ozono provocado por estas emissões, a superfície da terra absorve mais energia do sol do a que a que irradia o espaço.

3 comentários:

J25 disse...

tou a ver que andar na rua será o mesmo que ir a uma sauna...

Lúcia disse...

está decidido: vou para o polo norte

mfc disse...

Até suo só de ouvir falar nisso!
Depois o Alvôco é que paga!
Só se está bem dentro de água!