24.7.05

Desolação...



É um sentimento confuso que se apodera de nós perante tal cenário; um misto de raiva, vazio, tristeza e amargura...
Feliz ou infelizmente, ainda não é possível fotografar o cheiro, aquele cheiro horrível a queimado, e o silêncio dos animais, sobretudo dos pássaros que já não voam por aquelas paragens para poisar nos fios telefónicos que já não existem, jazem ao longo das estradas calcinadas, derretidos e colados uns aos outros, ou com o que resta do poste que os segurava ainda a lançar o derradeiro fumo.
As pessoas vagueiam pelas estradas em grupos, parecem rezar e ao mesmo tempo parecem zombies com a estupefacção estampada nos rostos que viram para um lado e outro, à procura do verde que já não existe, tudo é negrume e devastação...
Faltou-me a coragem para visitar os sítios que me são mais gratos, onde costumava ir só para fruir a paisagem, irei com certeza mais tarde, mas hoje já foi demais para um só dia, contam-se pelos dedos as manchas verdes num percurso de 60 km, que até onde a vista alcança, para um lado e outro tudo ardeu.
Para já ficam as fotos da Vide, com a visão da encosta que dá acesso ao Piódão, totalmente queimada, e da Ribeira onde o fogo também lambeu as casas.

Nenhum comentário: