12.9.05

Ando numa de "pão com manteiga"


Uma família fértil
Maria e José casaram cedo.
Oito da manhã.
Luisa e Manuel também.
Pertenciam a famílias numerosas e férteis.
Bastava que José olhasse para Maria, para que esta engravidasse; e Luisa chegava a ficar de esperanças só por sentir o cheiro de Manuel.
Em 12 anos de harmoniosa união, Maria e José concluíram 12 filhos, a saber: Adalgisa, Artoliano, Blandina, Candelário, Donzília, Egipciano, Hirondina, Isanrindo, Jazelina, Laranjo, Mirtília e Natário.
Em 12 anos de pacata vida em comum, Luisa e Manuel completaram 12 rebentos, a saber: Lacínio, Melânia, Nabonassar, Petrolina, Quartim, Rutília, Sardanapalo, Tomásia, Urbino, Ganimedes, Hugolino e Cunegundes.
Maria e José, Luisa e Manuel, eram grandes amigos. Por isso era natural que os filhos brincassem juntos e, em breve, despertassem algumas paixões.
À medida que o tempo passava, os casamentos sucediam-se: Adalgisa com Lacínio, Artoliano com Melânia, Blandina com Nabonassar, Candelário com Petrolina, Donzília com Quartim, Egipciano com Rutília, Hirondina com Sardanapalo, Isaurindo com Tomásia, Jazelina com Urbino, Laranjo com Ganimedes, Mirtília com Hugolino e Natário com Cunegundes.
No primeiro ano, tudo correu bem.
De cada casal formado, novo rebento nasceu: Arquimino, Aspásia, Astrigildo, Aracelso, Acidália, Amarília, Asanero, Artúlio, Artemisa, Arquimiano, Alicinda e Arcides.
Maria e José, Luisa e Manuel estavam felizes. A sua prole parecia ser tão fértil como eles próprios que, entretanto, já haviam produzido mais descendência: Hostílio, Giordano, Floriberto, Isménia, Ínsua, Mirandolino, Juvêncio, Ludomiro, Melícia, Prosérpina, Pureza e Sáraga.
No entanto, ao longo do 2º ano, nada aconteceu.
A traição pairava no ar e o futuro da família estava em perigo.
Depressa se descobriu que Lacínio deixara de se interessar por Adalgisa, preferindo Melânia, e que Adalgisa tinha um fraco por Artoliano que, por sua vez, fazia olhinhos a Blandina, o que não preocupava Nabonassar, que arrastava a asa a Donzília, enquanto Quartim se encontrava furtivamente com Egipciano e Rutília com Hirondina, para grande espanto de Isaurindo que, farto de Tomásia, procurava os favores de Jazelina, que lhos facultava nos dias pares, enquanto nos ímpares recebia Laranjo, sem que Ganimedes se preocupasse, já que tinha Hugolino para a consolar.
Só Natário e Cunegundes se mantinham fiéis, procriando a bom ritmo: Assuero, Corália, Claudemil, Isolino, Hilberto, Mavilde e Nataniel.
Depois, de súbito, Adalgiza deu á luz um belo rapaz. No meio de tanta confusão, foi impossível determinar a paternidade.
Chamaram-lhe Claudia Isabel e não se falou mais nisso....

Programa nº 3 – 19 Março 1988

Nenhum comentário: