11.4.06

Frésias


Adoro a Primavera pelas mais variadas razões, seja pelo sol que já aquece, seja pelos cheiros que pairam no ar e pelas cores que pontilham cada pedaço de verde.
No entanto, esta percepção torna-se mais difícil no centro da cidade e apesar de quase todas as casas em redor da minha terem jardins e quintais, ninguém parece ter gosto ou tempo, para plantar flores primaveris e encantar-se com as suas cores e cheiro; o meu marido que adora jardinar, prepara sempre as mudanças de estação, plantando as flores respectivas e cuidando-as para que floresçam com toda a pujança e assim, neste momento, duas ou três casas antes da minha, já se sente o cheiro a Frésias e à medida que as pessoas se vão aproximando, noto que vão olhando os jardins a procura de onde vem o cheiro, muitas quando chegam ao meu, param e ficam a saborear o cheiro e a deleitar a vista com as cores delas e os muitos ramos de orquídeas que pendem no meio e as estrelícias em canteiros. Não sou muito adepta de colher flores, mas as frésias por vezes com o peso da chuva vergam os caules e ficam rasteiras à relva, e não é possível apará-la sem as danificar, nessa altura o meu marido corta-as para colocar numa jarra. Só vos digo: qual Brise, ou Ambi Pur ou o que seja, fico com a casa inundada daquele perfume suave durante uns dias e os meus olhos contentes com as cores da alegria.

Nenhum comentário: