2.5.06

O que eu queria ser quando fosse "grande"




Desde que me lembro, para além da primeira escolha do que “se quer ser quando for grande”, cuja minha era: cabeleireira; pois quando fomos morar definitivamente para casa da minha mãe, no rés-do-chão havia uma que tinha uma filha mais ou menos da minha idade e eu ia para lá brincar com os apetrechos da mãe. A seguir a essa pretensão infantil, a que me invadiu na adolescência foi a de querer ser Estilista de moda, embora me fosse apercebendo que era tarefa quase impossível, dado não existirem escolas para formação, o mais parecido que havia era a Escola de Belas Artes em Lisboa ou Porto, o que per se, era já uma barreira intransponível a nível monetário.
No entanto, pelos anos fora fui fazendo esboços, centenas deles. Eram bloco e blocos A5, cheios de ideias “muito à frente”, como se diz agora; mas eu gostava mais de desenhar alta costura, lembro-me que em alguns até designava em que cor e tipo de tecido deveria ser feito, e mais que uma vez constatei na televisão em alguns desfiles, uns anos mais tarde, do Yves Saint Laurent e do Valentino, 2 vestidos que eu havia desenhado alguns anos antes, até as cores e os tecidos eram os que eu tinha imaginado, claro está que fiquei perplexa e nem contei a ninguém, apesar de na altura ainda ter os desenhos, pois achar-me-iam pretensiosa e pensariam que eu havia falsificado a data do desenho.
Depois aconteceu como no resto, a necessidade foi mais imperiosa que o ímpeto artístico e fui deixando de desenhar moda e entre tantas viagens para trás e para diante, a maior parte dos desenhos devem ter ficado esquecidos algures e só encontrei por acaso uns quantos em folhas A4 e estes em A5, mas estavam dobrados e o papel não é dos melhores, mas foram dos últimos que fiz em 1990, não têm nada de inovador, mas são os que estão em melhor estado para scannear.
Já agora, quais eram as vossas pretensões na adolescência, acerca do assunto em causa?

Nenhum comentário: