7.6.06

Dreams


Conforme havia dito no post anterior, as limpezas em casa da minha mãe, tiveram o condão de me transportar para um passado algo distante, mais concretamente para os anos de 1982 e 1983 que, segundo parece, foram bastante prolíficos em termos de desenhos em pequenos blocos de papel, como este que aqui vos mostro. Em 1982 fui trabalhar para a Suiça, nem sequer tinha feito ainda os 18 anos, completei-os lá num mar de lágrimas onde me senti naufragar, ninguém entendia os vários idiomas que eu falava e eles só falavam alemão, que eu não entendia...
Trabalhava que nem uma galega e fazia-me confusão como é que o sol desaparecia às 15.15h da tarde e com tanto restaurante por lá, parecia que ia toda a gente comer ao sítio onde eu trabalhava, tal era o ritmo naquela cozinha.
Caiu-me a pele das mãos 3 vezes por causa dos detergentes fortíssimos (mãozinhas de estudante...), e a saudade estava a matar-me, só de pensar que teria de ficar ali 9 meses sozinha, sem o amor da minha vida, com quem vivia há 9 meses e tive logo de me separar dele. Não aguentei; arranjei maneira de, ao fim de 3 meses dizer ao meu patrão que tinha de vir a Portugal, mas que voltava assim que resolvesse o que tinha a resolver. E assim foi; regressei durante uns meses e nesse tempo em que cá estive, parecia que a inspiração crescia mais e mais e desenhava imenso e os sonhos eram tantos. Mas tive de voltar ainda nesse ano de 1983 e até regressar definitivamente em 1988, quase não fiz qualquer desenho, limitava-me a escrever e a aprender a lingua sem qualquer livro, só tinha mesmo um dicionário, mas serviu para deixar as limpezas e passar a trabalhar no bar e nas mesas, onde as gorjetas eram quase o suficiente para viver. Não trouxe de lá nem um cêntimo, lá o ganhei, lá o gastei...nunca consegui ter aquela mentalidade da maior parte dos portugueses que lá conheci, só trabalhar e dormir, preferia viver a vida o mais possível, comprar o que me desse na gana e ser servida por eles, para variar.
Nessa altura ainda tinha sonhos e conseguia passar alguns para o papel...

Nenhum comentário: