1.10.06

1º Aniversário

Jota em 1 de Outubro 2005

Jota hoje de manhã na brincadeira

Faz hoje um ano que o meu marido trouxe a Jota cá para casa, resgatando-a da morte precoce e dolorosa que lhe estava destinada.
Na altura fiquei estupefacta e tremendamente angustiada com a visão do pobre animal, que mal se tinha nas patas, estava praticamente sem pelo e cheia de feridas. Até tinha medo de lhe tocar para não a aleijar, pois o que transparecia do seu olhar era um sofrimento constante, uma dor de existir...
Depois de um banho prolongado que lhe retirou camadas e camadas de óleos , valvulina e afins, tornou-se ainda mais visível o estado lastimável em que se encontrava. Depois da visita ao Veterinário e o diagnóstico de Leishmaniose, de imediato foi medicada e as melhoras foram bem evidentes, como puderam verificar nos posts que editei sobre o assunto.
Lamentavelmente acontece com os animais, aquilo que acontece connosco: um medicamento alivia um mal, mas provoca outro. No caso da Jota, o medicamento que toma diariamente está a destruir-lhe a rótula do joelho, o que por vezes quase a impossibilita de andar e provoca quedas por falta de força, sobretudo a subir escadas. Foi-lhe diagnosticada uma artrose que só uma cirurgia melhorará. Esperam-me portanto mais despesas, mas tudo farei para que ela tenha o máximo de qualidade de vida possível; é que não há dinheiro que pague a mudança no seu olhar, a confiança que evidencia e tê-la visto a aprender lentamente com a Nika, o que era Viver de verdade e brincar, mas sobretudo: vê-la rir!!

Nenhum comentário: