29.12.06

´Tá quase!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Amanhã depois de almoço, ponho-me "na alheta" com uma pressinha, cum catano!! Vai buscar...
Aí vou eu juntar-me às manas, aos sobrinhos, cunhados e primos; provar da mesa farta, respirar o ar puro do sopé da Serra da Estrela, mas sobretudo rir muito e tirar a barriga de misérias das conversas e das cantigas...
Feliz Ano Novo para todos vós!! Que ele vos traga pelo menos, aquilo que verdadeiramente vos faz mais falta para tornar mais leve a existência. Sobretudo: Sejam Felizes!!!!!!!!!!!!!!!!!

27.12.06

Memórias gratificantes


foto de: Marte

Soletrar o dia

Tenho tudo por dizer e gasto palavras
Para lá chegar. Não sei se me afasto
Ou se chego perto. Se alguma vez rocei
A pele do essencial. E pergunto-me sempre
Para quê estas palavras que me teimam.
O passado não é o que está feito,
Mas o que palavra alguma fará de novo.
Por isso leio sempre no futuro, mas não sei
Para que lado do tempo escrevo. E se soubesse
Que arrasto as letras como um caranguejo
Diria que só tenho esta mão de palavras.
Soletro os dias em cada coisa que me olha
Quando me sinto a vê-la. É tudo.
E não há desculpas para o que faço.

Rosa Alice Branco

Na sequência da oferta de um livro por parte da caríssima Elipse, de uma escritora que ambas desconhecíamos, descobri uma escrita leve, daquelas que, como diz a mana, se gostaria de ter escrito.
O poema que dá nome ao livro é para mim muito especial e ao lê-lo, veio-me de imediato à memória, uma foto-composição feita pelo Marte a partir de uma foto do meu olho, tentando definir-me nela, bem como o fez com outros e que está, quanto a mim, muito bem conseguida a todos os níveis. Decidi pois, juntar a imagem ao poema, para ilustrar uma época que se quer de harmonia e de paz com a vida...

26.12.06

Agora é que vão começar


Agora que a maior parte das pessoas está no rescaldo do Natal, vou começar os preparativos para o "meu" Natal em família, no dia 31.
Tem sido tradição, passar a Quadra do Natal junto com as famílias dos nossos maridos, mas no fim de ano, juntamo-nos na Serra e fazemos a nossa festa e distribuímos as nossas prendas; é uma alegria ver a casa cheia e fartarmo-nos com as iguarias que saem das mãos talentosas da nossa mãe e da mana Lucy, sentamo-nos nos mochos à lareira em amenas conversas e a ouvir as estórias de antigamente que a minha mãe guarda na memória.
Estou ansiosa pelo próximo sábado, até lá ainda me faltam algumas prendas que comprarei calmamente, já sem a azáfama dos dias que antecederam o Natal.

22.12.06

Boas Festas



Para todos os meus amigos e amigas da blogosfera. Que alcancem todos os sucessos que anseiam e que os vossos corações extravasem todos os sentimentos gratificantes e encham de alegria esta quadra.

19.12.06

Contacto fisico


A Directora do Museu de Física e A. Pedro Correia explicando a razão desta selecção das suas obras, para aquele espaço em particular.

Ora bem...tenho andado com dificuldades em lidar com esta incomensurável vontade de nada dizer ou fazer, sem nada que me acorde desta modorra dos dias.
Eis senão quando (adoro esta frase, acho que já vos tinha dito), recebo um convite por mail, deste Senhor a convidar-me para a inauguração de uma Exposição de escultura sua, no distinto Museu de Física da Universidade de Coimbra. Em boa hora o fez, para além da feliz coincidência do nome da Exposição, que passo a explicar: comecei por conhecer a escrita dele, por volta de 1979 numa revista feita em conjunto com amigos, que se chamava Liberatura.
Este ano por casualidade relembrei aqui essa publicação cujos nºs 1 e 2 guardo ainda, pois sempre me foram muito caros e preservei-os o melhor que consegui (um até está colado com adesivo hospitalar, era o que havia lá em casa) e recebo um mail do Pedro acerca desse post e descobri que ele também tem o blog, apesar de poder dedicar-lhe pouco tempo, sobretudo agora com a Exposição. Mas dizia eu, que o nome assentava como uma luva, embora o verdadeiro sentido seja muito diferente. Aproveitei para o conhecer pessoalmente, daí o "contacto físico" ser tão apropriado.
Gostei imenso da Exposição, realmente ver as coisas ao vivo é muito diferente de vê-las em fotos e neste caso têm ainda a vantagem de poder tocar-se nelas e verificar o seu equilíbrio.
Gostei do Pedro Correia, embora tenhamos falado apenas breves instantes pois era a inauguração e havia muitas pessoas a quem dar atenção.
Parabéns Pedro!! Continua com a tua arte e pede ao Sr. Anacleto Cruz que nos continue a deliciar com o seu caderno de pensamentos.

18.12.06

Gaguez felina


A professora explicava na aula de biologia para o quarto ano de estudantes de ensino básico:
- Os Humanos são os únicos animais que gaguejam. Uma miúda levanta a mão e diz:
- Eu tinha um gato que gaguejava. A professora, sabendo como as histórias se tornam preciosas, incentiva a garota a relatar o incidente.
- Bem, eu estava no quintal de casa com meu gatinho e o rottweiler que mora na casa ao lado veio a correr, saltou o muro e, de repente, estava ao pé de nós...
- Então foi muito assustador!, disse a professora.- Foi sim!!, disse a garota.- O meu gatinho começou "Fffff...Fffff... Fffff..." e, antes que pudesse dizer ''FFFFoda-se'', o rottweiler comeu-o!

17.12.06

Não dar palpite é sempre melhor...


Dois amigos conversando, quando ... Depois da segunda taça de vinho,
Artur declarou:
- Sabes Roberto, separei-me. Tô meio deprimido, mas agora vou organizar
minha vida de forma diferente.
- Bom , Artur, então agora vou-te falar. A tua mulher andava dava para
todo o mundo. Deu pra quase todo nossa equipe de futebol e os que a
comeram, disseram que é mais devassa que a imperatriz Teodósia de
Bizâncio, aquela que gostava de ser comida por três escravos núbios ao
mesmo tempo.
- Pera aí Beto, mas eu não me separei da Maria, separei-me do meu
sócio!!!

15.12.06

XIÇA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Isto não se faz...dois dias inteirinhos sem Televisão nem Internet e com o meu marido à beira de um ataque de nervos, porque perdeu uns quantos jogos do campeonato de Snooker e eu a ver filmes no computador, que é onde tenho o DVD e chega bem. Por acaso aproveitei para ver um excelente filme "Million Dollar Baby", espectacular!!!!!!!!!

13.12.06

O justo e o correcto

Diferença entre "Justo" e "Correcto"

Se encontram 2 advogados no estacionamento de um MOTEL e reparam que, um está com a mulher do outro...
Logo após alguns instantes de saia justa, um diz ao outro, em tom solene e respeitoso:
"Caro colega, creio eu, que o correcto seria, que a minha mulher venha comigo, no meu carro, e a sua mulher, volte com Vossa Senhoria no seu automóvel".
Responde o outro:
"Concordo, caro colega que isso seria o correcto mas não seria justo, levando em consideração que vocês estão saindo e nós estamos apenas chegando".

12.12.06

Agora que eu ia dedicar-me à pesca


também devo precisar de licença, não?

11.12.06

Bem escolhido


o nome deste vinho de Trás-os-Montes, só mesmo uma Santa poderá valer a quem se distrair com a macieza e não reparar nos 14,5% de graduação...

9.12.06

Há dias cinzentos


Que preenchem a nossa alma, apesar do sol...

7.12.06

O Presépio


Depois de no passado ano ter reparado alguns danos nas figuras, comprado outras e dando-lhes retoques, pois as figuras modernas não têm a perfeição das outras que temos já há mais de 30 anos, decidiu que o espaço do ano passado não lhe chegava e toca de me usurpar um dos aparadores...
Fui com ele à fábrica de rolhas comprar cortiça (7 euros por uns bocaditos que lhe deram o ano passado, já chegou a crise às rolhas) trouxe musgo da quinta no fim-de-semana, comprou serradura para fazer os caminhos e estava com o problema de, como imitar a água...sugeri a película aderente amachucada e até nem resultou mal.
Como não lhe chegava, decidiu forrar a parede a papel azul céu, onde não falta uma estrela cadente, que não resulta em fotografia, pois reflecte a luz, daí eu ter colocado esta foto antes de estar terminado.
Dá-me gozo vê-lo a fazer tudo meticulosamente, sabendo que não ligo nenhuma a isso, somos só os dois e nem o Natal passamos em casa, só mesmo por puro deleite de quem vê crescer uma obra...
Eu sei que ele tem alma de artista, tenho pena que não o possa ser a tempo inteiro e acho que ele também...

5.12.06

Com estas chuvadas


O entreposto da SIVA (Skoda) ficou neste estado, cá para mim não deve ter sido o único.
Acautelem-se com a compra de carros...

3.12.06

Um dia


também esta se reerguerá da ruína; assim a economia o permita e o Euro-milhões ajude...