18.4.06

Liberatura II


A Srª Provedora que me perdoe mais um "testamento", mas como o próprio título indica, este até é um manifesto minúsculo; e acredita que deu mais trabalho a transcrever do que dará a ler, embora seja um pouco longo é mais um exemplo da dita publicação que já referi, é só para fechar o ciclo.

manifesto minúsculo anti – MAIÚSCULAS

vivam as minúsculas. abaixo as maiúsculas. arte de fato e gravata, cheirinho a naftalina, passeio higiénico ao domingo, brilho encerado nas salas dos museus e caganitas de pombas nos monumentos nacionais.
abaixo a arte engravatada e a gravata e as maiúsculas.
abaixo. abaixo. abaixo.
a arte penteadinha, risco ao meio nas ideias, afadiga-se em perpetuar os falsos valores e alimenta-se de batatas e apadrinha o chato e rumina regras de pacotilha e cospe máximas e cola estéticas na Imutabilidade Racional Inútil.
a arte das maiúsculas é farinácea. bacalhau quer alho. batatas pedem azeite.
abaixo esta arte de merceeiros e vendilhões comercializados. abaixo o mofo das gramáticas e o bolor da arte em pó. limpem o país destas moscas que saltitam de mesa em mesa emborcando café e discutindo a colocação das vírgulas.
as maiúsculas são feias. abaixo as maiúsculas.
as maiúsculas são o escarro da decência a inspiração dos estéreis um furúnculo de cérebros primariopilosos o cancro da arte pela arte o diagnóstico para cadáveres.
as maiúsculas são a sonolência dos romancinhos ligeiros o sustento das fotonovelas pesadas o tricôt da viúvas servido entre o chá e as torradas os fofos passatempos de solteironas beatas. as maiúsculas são a escuridão da humanidade e a penumbra dos imbecis. o amor nos romances escreve-se com maiúscula. abaixo as maiúsculas. abaixo.
deus escreve-se com maiúscula. pátria escreve-se com maiúscula. família escreve-se com maiúscula. e deus copulou a pátria e a pátria pariu a família e a família é filha da maiúscula. abaixo os prostíbulos. abaixo.
os aspirantes as ídolos perfumam-se com maiúsculas e masturbam-se nas orações papagueadas dos clássicos e enfeitam-se com os laçarotes coloridos das enciclopédias e bebem na sanita do saber escolástico e refugiam-se na miopia do passado e transpiram, cansados, os restos putrefactos do saber caduco. abaixo as maiúsculas. abaixo.
as maiúsculas são o A de Autoridade o B da Burocracia e o C de Castidade o D das Divindades o E da Escola o F do Formalismo o G da Gramática o H da Hipocrisia o I da Ignorância o J da “Justiça” o L do Lirismo o M dos Mitos o N de Nuclear o O da Obediência o P de Poder o R de Repressão o S de Sistema o T de Torturatrabalho o U de Uniformizar e o V de Vernáculo o X de Xenofobia o Z de Zelo. as maiúsculas são dos maiúsculos. fora com as maiúsculas. fora.
as minúsculas são a de audácia b de baca c de gargalhada d de d e de zaratustra f de copulacensurada g de gato h de hahahaha i da imaginação j de já l de liberatura m de boi n de não o de recusa p de porra q de bagaço r de revolução s de subversão t de preguiça u de umbigo v de venham-se x de achim e z de etc.
as minúsculas são divertidas. vivam a minúsculas. vivam.
as minúsculas não vão à escola são imorais e desatentas não são servidas entre os brindes dos banquetes, arrotam sem pedir licença e não se curvam perante as nacionais – bandeiras; borrifam-se nos adiposos tecidos dos ventres maiúsculos e nunca dizem passou-bem nem fazem mesuras às botas hierárquicas.
as minúsculas são livres. vivam as minúsculas.
entre uma maiúscula e uma minúscula coixnistênxia possível. façamos cócegas nos sapatos das maiúsculas para que chorem e se afoguem nas lágrimas. que pereçam. que faleçam. que apodreçam. que se empanturrem nas palavras obscenas que abominam e rejeitam com um nãometoques patético. que tenham cópulascensuradas. que tenham insónias. que tenham vómitos. mas que parem com a diarreia e acabem com os clisteres.
vivam as minúsculas. vivam.

a. pedro correia
joão j. ferreira da silva
mário f. Da costa
vitor manuel de melo
(in: Liberatura; Abril 1979)

Um comentário:

Pedro disse...

Olá Ivamarle:

Como ladrão com a mania da honestidade cumpre-me comunicar que gamei a imagem da capa do Liberatura 0 e a usei aqui: http://liberatura.net/

Aproveito para te convidar a dar um saltinho até lá quando quiseres.

bjinho